Você sabia que existe uma forte correlação entre baixos níveis sanguíneos de ácidos graxos ômega-3 e sintomas mais graves de depressão? Sabemos que a depressão é um problema de saúde crescente em todo o mundo e que drogas para o tratamento da mesma são apenas parcialmente eficazes e produzem muitos efeitos colaterais.

Os resultados revelam uma estreita ligação entre os sintomas depressivos e a inflamação crônica.

Mas o que isto significa?

Significa que compostos como o ômega-3, com efeitos anti-inflamatórios comprovados, também podem aliviar a depressão, e é isso que novos estudos estão descobrindo!

Um estudo realizado no Japão, publicado em 2016, avaliou a ligação entre os níveis sanguíneos de ômega-3, os ácidos graxos (EPA / DHA) e níveis de depressão clínica.

Foi um grande estudo “transversal” rigoroso com 2.123 indivíduos (1.050 homens e 1.073 mulheres) com média de idade de 40 anos. Os pesquisadores utilizaram uma escala de 20 perguntas padrão de sintomas depressivos, que foram previamente validadas para mostrar, que a pontuação de 16 ou mais, representariam as pessoas com sintomas depressivos relevantes. As amostras de sangue foram então desenhadas para a análise de vários tipos de ácidos graxos.

A primeira descoberta demonstrou que as pessoas com níveis mais baixos de gorduras ômega-3 estavam em maior risco de depressão, ao passo que aqueles no grupo com níveis mais altos de ômega-3 tiveram um risco 43% menor!

Para examinar esta relação mais íntima, os indivíduos foram divididos em grupos específicos com base em seus níveis sanguíneos de gorduras ômega-3 EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexaenóico).

Os pesquisadores descobriram que indivíduos com o nível mais baixo da EPA experimentaram mais sintomas depressivos. Indivíduos com níveis mais elevados de EPA apresentaram um risco 36% menor de depressão.

Quando os pesquisadores analisaram os níveis de DHA sozinho, eles descobriram que aqueles com níveis mais elevados de DHA tiveram um risco 42% menor para a depressão, quando comparados com aqueles com baixos níveis de DHA.

As implicações deste último estudo são profundas. Eles sugerem fortemente que a suplementação com óleo de peixe rico em gorduras ômega-3, especialmente EPA e DHA, deve ser considerada para a maioria das pessoas em risco de doença depressiva.

Portanto, para manutenção da saúde mental, cardiovascular e metabólica, além da redução dos níveis de inflamação, devemos suplementar diariamente ômega-3! As doses são muito particulares e dependem de diversos fatores de risco e estilo de vida. CONSULTE SEU ENDOCRINOLOGISTA PARA TE ORIENTAR!

O QUE VOCÊ PRECISA SABER (Ômega-3; ácidos graxos e Depressão)

• A depressão é um problema de saúde crescente em todo o mundo e que drogas para o tratamento da mesma são apenas parcialmente eficazes e produzem muitos efeitos colaterais.
  • Muitos idosos sofrem de sintomas depressivos e depressão profunda.
  • É sabido que a inflamação crônica é um importante contribuinte para o risco de depressão.
  • Gorduras ômega-3 são bem conhecidas pelas suas propriedades anti-inflamatórias poderosas.
  • Um novo estudo demonstra relações estreitas entre baixos níveis de ômega-3 e risco de sintomas depressivos, ajudando a fortalecer ainda mais a ligação a inflamação-depressão.
  • Estudos anteriores já demonstraram que a administração de ômega-3 em conjunto com o tratamento antidepressivo é mais eficaz do que o tratamento antidepressivo sozinho.
  • Suplementação de ômega-3 deve ser uma parte importante de qualquer tratamento de antienvelhecimento, por causa dos benefícios generalizados de suas propriedades anti-inflamatórias, além da manutenção da saúde mental, cardiovascular e metabólica.
  • As doses são muito particulares e dependem de diversos fatores de risco e estilo de vida. CONSULTE SEU ENDOCRINOLOGISTA PARA TE ORIENTAR!

ômega 3 no combate a depressãoEstudos relacionados

Há uma série de estudos demonstrando os efeitos protetores da suplementação com ômega-3 de óleo de peixe contra a depressão.

Um estudo mostrou que, em pacientes com desordem depressiva principal conhecida, a combinação do fármaco antidepressivo citalopram (Celexa®) com um suplemento de ômega-3 foi superior ao do fármaco sozinho no alívio dos sintomas depressivos.

A dose ministrada do suplemento foi de duas cápsulas, contendo um total de 900 mg de EPA e 200 mg de DHA, tomadas duas vezes por dia. A ingestão total de EPA / DHA foi de 2.200 mg por dia, o que seria considerado uma boa dose diária de EPA / DHA para os padrões atuais.

Aqueles que tomaram o suplemento de ômega-3 mais citalopram mostraram melhora significativa em suas pontuações, numa escala de avaliação da depressão padrão, em comparação com aqueles que tomaram apenas a droga.

Dois estudos realizados em pessoas em tratamento de hemodiálise num estágio final (que estão em alto risco de depressão), demonstraram o valor de ômega-3 e destacaram a ligação com a inflamação. Um estudo mostrou que um suplemento diário de ômega-3 num total de 360 ​​mg de EPA e 240 mg de DHA, três vezes ao dia, produziu reduções significativas nos marcadores de inflamação, reduzindo significativamente os níveis para um índice de depressão normal após quatro meses de terapia. O segundo estudo mostrou que a mesma dosagem de ômega-3 de produziu uma redução altamente significativa na pontuação do índice da depressão, enquanto produz uma melhoria significativa na qualidade de vida

Outro estudo, em pacientes que tomam o interferon-alfa como tratamento para a hepatite C crônica, tinham episódios significativamente mais baixos de depressão induzida pela droga quando usaram um suplemento diário de EPA, em comparação com aqueles que receberam placebo. A depressão ocorreu em 10% dos pacientes EPA-suplementadas em comparação com 30% dos que receberam placebo.

A medida em que aprendemos mais e mais sobre o papel da inflamação na produção de tantos distúrbios relacionados com a idade, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e depressão, a importância de tomar um suplemento diário de ácidos graxos ômega-3 torna-se cada vez mais evidente.