Endocrinologia e Metabologia

A Endocrinologia é a especialidade médica centrada em lidar com o diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas aos hormônios e ao metabolismo.

Como podemos ajudar?

A endocrinologia e metabologia busca integrar a endocrinologia clássica com a medicina funcional e o Estilo de Vida, com o objetivo de otimizar a saúde do indivíduo através uma abordagem holística, centrada na prevenção de doenças antes que se manifestem.

A sociedade moderna impõe ao ser humano alterações físicas e emocionais nunca antes experimentadas. A Medicina relaciona diversas doenças aos seguintes fatores:

Estresse

Pressão no ambiente de trabalho

Baixa Autoestima

Imposição midiática à estética perfeita

Junk Food

Falta de tempo para se alimentar bem

Sedentarismo

Facilidade de transporte, vida virtual

Intoxicação ambiental

Exposição a poluentes atmosféricos, trânsito das grandes cidades

OS 4 PILARES DA VIDA SAUDÁVEL

Para evitar que o processo patológico se instale, propomos uma solução eficaz: tratar o ser humano em sua individualidade, entendendo as condições às quais ele é exposto e propondo soluções de saúde.

Dessa forma, na Endocrinologia e metabologia nos apoiamos nos quatro pilares centrais da vida saudável em busca de maior qualidade de vida e longevidade.

Exercícios Físicos Regulares

Sabemos hoje que o tecido muscular esquelético também é um órgão endócrino, sendo capaz de secretar hormônios como a irisina e diversas outras miokinas, responsáveis não só pela hipertrofia muscular como também a prevenção de doenças, principalmente cardiovasculares. No entanto, ao contrário das outras glândulas, o tecido muscular só é capaz de realizar sua secreção hormonal quando exigido, ou seja, só produzindo esses valiosos hormônios quando praticamos exercício físico! Entender e ajustar prática regular de exercícios físicos para cada objetivo gera uma melhora global na saúde e metabolismo do indivíduo, atua como importante aliado no emagrecimento saudável, leva à produção de endorfinas que ampliam a sensação de bem estar e ajudam a esculpir o físico de forma atlética e natural.

Alimentação Saudável

A dieta ideal aquela que conseguimos incorporar ao nosso estilo de vida e manter a longo prazo, com adequação às nossas individualidades genéticas e ao nosso perfil de intolerâncias. A nutrição funcional consiste na avaliação dos benefícios e malefícios causados pela ingestão dos alimentos, propiciado a avaliação individual das necessidades orgânicas, objetivando o peso ideal, manutenção da saúde e redução de risco de doenças.

Modulação Hormonal

A modulação hormonal é a técnica através da qual otimizamos o perfil hormonal do paciente. Após extensa avaliação clínica e laboratorial, detectamos suas deficiências e fazemos seu balanceamento, de modo que o paciente atinja um padrão hormonal ótimo e obtenha melhora da sua performance física, intelectual e mental. Utilizamos hormônios bioidênticos, ou seja, exatamente iguais aos que nossas glândulas produzem. Não recomendamos hormônios sintéticos, pois estes causam distúrbios de receptores e geram inúmeros efeitos colaterais. O uso de hormônios bioidênticos, de forma orientada e em dosagens fisiológicas, é extremamente seguro e representa o ponto chave da modulação hormonal.

Saúde do Sono e Manejo do Estresse

Trabalho, faculdade, trânsito, problemas interpessoais ou financeiros, pressão por resultados… independente do fator estressor que esteja te afetando, o resultado sempre será um desequilíbrio metabólico. O indivíduo experimenta uma entropia do sistema endócrino, levando a um aumento crônico da secreção de cortisol e todas as suas consequências deletérias à saúde. Cortisol elevado prejudica a qualidade do sono e, com ela, toda a secreção hormonal tão valiosa que produzimos quando dormimos profundamente. Manter o cortisol em níveis adequados é quesito fundamental para o sucesso da modulação, pois sem isto os demais hormônios têm ação dificultada em seus receptores. Buscamos conhecer a individualidade das situações estressoras a que cada paciente é submetido e ajudá-los a buscar um estilo de vida mais leve, equilibrado e saudável.

Fique por dentro

Assine e receba minhas novidades